SES dá apoio a busca por recursos pelo Programa de Reabilitação Intestinal de Crianças e Adolescentes do HCPA
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu, nesta terça-feira (22), com a diretora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Nadine Clausell, e uma equipe da instituição.
No encontro, a comitiva apresentou à secretária detalhes sobre o Programa Multiprofissional de Reabilitação Intestinal de Crianças e Adolescentes (Prica), realizado pelo hospital, que atualmente atende 78 pacientes da síndrome do intestino curto com falência intestinal e suas famílias e busca uma fonte de financiamento com o final do convênio com o Fundo Nacional de Saúde a partir de 1º de janeiro de 2024.
A falência intestinal é uma condição grave e rara, na qual há má absorção dos nutrientes, exigindo a alimentação via parenteral, administrada por via intravenosa. Com uma equipe multiprofissional, o programa já atendeu 106 pacientes desde 2014, promovendo o retorno a seus domicílios de crianças e adolescentes dependentes de nutrição parenteral que necessitam de tratamento prolongado, fornecendo a alimentação e capacitando as famílias para os cuidados necessários.
Durante uma apresentação, a médica e professora Helena Goldani ressaltou que 90% das crianças que passaram pelo Prica tiveram uma sobrevida de pelo menos cinco anos, um resultado alinhado com os padrões internacionais. Dos 106 pacientes que passaram pelo programa, 81 deixaram o hospital e 22 foram reabilitados.
Na reunião, foi acertado que a Secretaria da Saúde vai articular com o Ministério da Saúde o apoio ao programa, que também será apresentado ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems).
“É emocionante saber que aqui no RS tem um programa com esse resultado e essas referências”, disse Arita Bergmann. “Além de encantador, nos comove saber que podemos dar uma sobrevida às crianças e conforto às familias”.
Fonte: https://bit.ly/3AmwhMP
Acessado em 24 de outrubro de 2024